Aprenda como melhorar sua concentração

Aprenda como melhorar sua concentração para melhor enfrentar seus desafios atuais. Você vai aprender: O que determina a atenção de uma pessoa. Como planejar seu horário de trabalho para um trabalho mais eficiente. Quais exercícios são usados ​​para melhorar a concentração. Melhorar a concentração de atenção Concentração de atenção é o tempo durante o qual uma pessoa pode se concentrar em uma determinada atividade ou um determinado objeto.

Segundo psicólogos, esse indicador vem diminuindo gradativamente nas últimas décadas. De acordo com cálculos dos cientistas, o intervalo de tempo de concentração em 2000 era de 12 segundos, em 2012 caiu para 8 segundos e agora é ainda menor. O motivo é uma perda hipertrofiada de foco. O que determina a concentração da atenção de uma pessoa O nível de atenção é determinado por 2 hormônios – norepinefrina e dopamina. Graças à norepinefrina, uma pessoa pode se concentrar em fontes externas. A dopamina permite que você se concentre em um objetivo .

Uma maneira de melhorar a concentração é aumentar os níveis de dopamina no cérebro. Para isso você precisa: Durma o suficiente. Se uma pessoa não dorme há dois dias, suas habilidades mentais são equiparadas às habilidades de uma pessoa sob a influência do álcool. Se uma pessoa sofre de falta de sono crônica, ela não será capaz de se concentrar em nenhum problema. Comida. Em primeiro lugar – carboidratos (arroz, macarrão). Você também pode aumentar os níveis de dopamina com cafeína. Antecipação. Para aumentar os níveis de dopamina, você precisa fazer algo que seja agradável.

Leia mais em: Dicas de saúde

Lidando com a fadiga crônica Um algoritmo desenvolvido pela revista Commercial Director pode ajudá-lo a reconhecer a síndrome e prevenir a fadiga crônica que leva à diminuição da concentração. Observe o algoritmo Como melhorar a concentração: maneiras rápidas Existem várias maneiras rápidas de aumentar sua concentração. Isso não requer o desenvolvimento de dietas, reformulação completa do horário de trabalho ou mudança de empregos . É o suficiente para diluir seu tempo de trabalho com alguns acréscimos úteis: Marque em um pedaço de papel toda vez que sentir falta de concentração. A melhor opção é dividir a planilha em 3 colunas (manhã, tarde, noite).

E faça cada marca na coluna correspondente. Isso ajudará a melhorar a concentração sem esforço adicional. Você será capaz de determinar o momento em que está mais vulnerável. Por exemplo, se o cérebro se distrai com mais frequência pela manhã, um bom sono, uma alimentação saudável e uma xícara de café ajudam a aumentar a concentração. Não demore muito. Levante-se periodicamente e dê pelo menos alguns passos. Isso melhora a circulação sanguínea, ajuda o oxigênio a entrar no cérebro. Em outros casos, a maior parte do sangue não sobe para a parte superior do corpo e não fornece ao cérebro oxigênio suficiente para concentração. Dê ao seu cérebro um pouco de descanso a cada hora. Deixe o trabalho de lado por dez minutos e dê um pouco de descanso ao seu cérebro. É melhor do que mantê-lo alerta o tempo todo. Não sobrecarregue seu cérebro com multitarefa . Você precisa se concentrar totalmente em um projeto, até sua implementação.

Após a conclusão, você pode alternar para outro projeto ou tarefa. Melhorando a concentração: soluções para o futuro Formas de longo prazo para melhorar o foco requerem revisão dos horários de trabalho, dieta e exercícios. Vamos considerá-los com mais detalhes. Relaxamento. É importante dormir o suficiente. Tanto a privação de sono quanto o excesso de sono interrompem o ritmo natural e afetam negativamente a concentração. Calcule seus ritmos naturais e viva de acordo com eles. Planejando . Faça um plano de ação que você seguirá no futuro enquanto estiver trabalhando.

Se não houver um plano, a pessoa se distrairá facilmente. Para evitar isso, você precisa traçar um plano de ação claro para a duração do projeto. Você pode usar pequenos intervalos de 5a10 minutos para verificar o e-mail e navegar nas redes sociais . Meditação. Neste contexto, este não é o caminho para a iluminação budista, mas a prática de focar em um objeto específico. Dieta balanceada. Evite comer demais. Isso cria um fardo desnecessário na digestão, afeta o bem-estar geral e, como resultado, a concentração. Atividade física. A capacidade de se concentrar em quaisquer problemas por um longo tempo depende da saúde física também.

Uma pessoa doentia que sofre de qualquer doença terá muito mais dificuldade para se concentrar. Isso é possível, mas, mantendo-se inalterado, levará mais tempo e esforço. Para manter uma boa saúde física, você precisa: observar padrões de sono; monitorar a aptidão física; livrar-se do excesso de peso; exercício. Prática constante. Quanto mais uma pessoa exercita a concentração, melhor ela se torna. Principais aplicativos: aplicativos móveis para melhorar a concentração A redação do Diretor Comercial aconselha você a aproveitar bem os intervalos da jornada de trabalho.

Por exemplo, instale aplicativos em seu smartphone que aumentam o desempenho do cérebro e melhoram a concentração. Existem muitas opções para tais aplicativos, então o “Diretor Comercial” selecionou a melhor delas para você. Descubra os melhores aplicativos Melhorando a concentração: exercícios para atenção A capacidade de concentração nem sempre depende do bem-estar, humor e capacidades de uma pessoa. Existem muitas distrações externas que precisam ser consideradas e eliminadas durante o trabalho.

Vejamos as principais práticas e exercícios para melhorar a concentração. Gerenciamento de tempo A gestão do tempo oferece 3 regras para o planejamento de um cronograma de trabalho: Ao programar, inclui tarefas que requerem uma concentração de atenção elevada e prolongada. Por exemplo, realizar cálculos complexos, trabalhar com documentos importantes – tudo o que requer imersão total no trabalho. Em segundo lugar, são inseridas tarefas menos importantes e de curto prazo – por exemplo, trabalhar com documentação atual. Ao agendar o trabalho, as tarefas são classificadas de menos interessantes para mais interessantes. Assim, alternar entre as atividades será fácil e levará menos tempo para a pessoa se concentrar no trabalho. É aconselhável deixar as tarefas nas quais é mais difícil se concentrar até a hora antes do almoço. Isso servirá como um incentivo extra para fazer as coisas e sair para almoçar com um sentimento de realização. Para praticar, recomendamos o seguinte exercício : Determine por quanto tempo você pode permanecer totalmente focado no trabalho.

Aloque apenas esse tempo para mergulhar totalmente em seu trabalho dentro de 2-3 meses ao planejar sua programação. Gradualmente, esse período de tempo aumenta – primeiro em 5 minutos, depois em 10 e assim por diante até o nível necessário. Trabalhando com interferência Quase sempre estamos rodeados de barulho, colegas e outras distrações. Aqui é importante descobrir quais fatores são uma distração e quais, ao contrário, ajudam a focar.

Por exemplo: Trabalhe com fones de ouvido. Para alguns, o som ideal é o som da chuva, do surf, do canto dos pássaros. Para alguns, boa música. Ajuda você a se desconectar de estímulos externos e se concentrar no que você precisa no momento. Execução sequencial de tarefas. Uma tarefa é executada por vez. Depois de completar a primeira tarefa, você pode passar para a próxima. Local de trabalho . Idealmente, não deve haver nada que o distraia. Interferência interna: como se livrar de pensamentos estranhos Acontece que uma pessoa tem que terminar o trabalho o mais rápido possível, enquanto ela não consegue se concentrar em resolver o problema. Aqui é importante determinar corretamente quais pensamentos são irritantes e interferem no foco no trabalho atual. A única maneira de se livrar de pensamentos estranhos é pensá-los “diretamente”, imaginar tudo o que aconteceu, pode acontecer, etc. Então volte ao trabalho.

Você também pode sugerir um exercício prático aqui . Antes de iniciar um trabalho importante, monitore o ruído interno para não se distrair com ele no futuro. Assim, o cérebro se acostuma a trabalhar em 2 modos: Imersão total no trabalho atual. Refletindo sobre questões não atuais. Como manter alto desempenho e concentração ao longo do dia A revista do Diretor Comercial descreve como funcionários e gerentes de sete grandes empresas russas aumentam sua concentração.  Aprenda 25 maneiras Dicas para melhorar a concentração e o desempenho Os cientistas desenvolveram uma série de dicas para ajudar todos a melhorar a concentração e o desempenho .

Vamos considerar os principais. Tenha cuidado. A diminuição da capacidade de concentração pode ser expressa de forma diferente para cada pessoa. Algumas pessoas não conseguem ouvir atentamente o que lhes é dito, outras não conseguem trabalhar se houver ruído, outras não conseguem segurar o fio principal por muito tempo durante um trabalho difícil. Analise seu caso, tente explicá-lo e escolha seu próprio conjunto de exercícios. Não borrife. Algumas pessoas são generalistas. Eles persuadem o cliente a comprar um produto, ao mesmo tempo que digitam uma carta comercial e, ao mesmo tempo, conversam com um colega. Em teoria, eles podem fazer todas essas coisas. Mas, na prática, o cérebro não consegue se concentrar totalmente simultaneamente em várias fontes diferentes de informação. Siga o biorritmo. Defina seus próprios intervalos de atividade e declínio. No momento de maior eficiência e atividade, você pode assumir coisas que exigem a máxima concentração e dedicação. Faça planos detalhados. Programe todas as tarefas e responsabilidades – para o dia, semana, mês, indicando a hora em que deseja fazer o trabalho escolhido.

Talvez você nem sempre consiga seguir o plano, mas isso o ajudará a organizar seu trabalho e a mantê-lo focado em um problema específico. Treine sua memória. Uma pessoa com memória treinada pode lidar com grandes quantidades de informações e se concentrar melhor no trabalho. Ele vai gastar menos tempo procurando os dados de que precisa, mantendo-os em sua cabeça.

Torne as tarefas mais difíceis. Isso tornará o trabalho chato atual mais divertido. Por exemplo, se uma tarefa for realizada diariamente, você pode gastar um pouco menos tempo nela hoje do que ontem. Não exagere. Quanto mais trabalho você faz, maior o risco de estresse. Assuma as tarefas que você pode concluir. Lide com seus próprios pontos fortes. Você pode estar se envolvendo em sugestões e se assegurando de que não consegue se concentrar e trabalhar com mais atenção.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *