COMO FUMAR AFETA A DIETA

COMO FUMAR AFETA A DIETA

Especialistas da University of Fairfield (EUA) pesquisaram 5.293 americanos e descobriram que os fumantes consomem, em média, 200 calorias a mais por dia do que os não fumantes. No entanto, comem em porções menores.

Os participantes da pesquisa disseram aos cientistas o que comeram nas últimas 24 horas e se eles têm hábitos ruins. Descobriu-se que os fumantes nunca consumiram cerca de 1,79 quilocalorias por grama de comida por dia, enquanto os fumantes pesados ​​consumiram 2,02 kcal / g. Aqueles que pararam de fumar consumiram mais calorias por grama de alimento (1,84 kcal / g) do que os nunca fumantes, mas a densidade da dieta dos ex-fumantes ainda era significativamente menor do que a dos fumantes pesados.

“A dieta dos fumantes consistia em alimentos com maior densidade energética. Isso significa que eles comeram menos, mas consumiram mais calorias. Os não fumantes comiam mais, mas eram produtos de uso menos calórico ”- diz o resultado do estudo Jacqueline Vernarelli (por Jacqueline Vernarelli) .

Como observam os autores do estudo, fumar pode estar associado a uma deterioração na qualidade dos alimentos – menos frutas e vegetais e, como resultado, acesso limitado a vitaminas e minerais. A deficiência de nutrientes pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e outras doenças.

A conexão entre fumar e fazer dieta também é interessante porque, para muitos, abandonar o vício é dificultado pelo medo de ganhar peso em excesso. Como explicam os especialistas, uma dieta com baixa densidade energética permitirá que você não tenha medo de subir na balança depois de parar de fumar.

Muitos fumantes tentaram parar de fumar repetidamente, mas uma das razões pelas quais eles não o fazem é por medo de ganhar peso.

E muitas vezes esses temores não são em vão. Ao parar de fumar, muitos começam a “apreender” o desejo pela nicotina. Por que isso está acontecendo?

Fumar e parar de fumar afetam os níveis fisiológicos e psicológicos. Quando uma pessoa fuma, a nicotina entra constantemente em seu corpo, o que afeta os processos metabólicos. A nicotina inicia uma cadeia de reações químicas – ela ativa a produção de adrenalina. Devido à adrenalina, os processos metabólicos são “potencializados” e a necessidade de nutrientes aumenta.

Além disso, a nicotina estimula a quebra do glicogênio no fígado, um nutriente que é convertido em glicose e satura o corpo. Assim, a nicotina suprime o apetite.

Aos poucos, o corpo se acostuma e a sensibilidade à ação da nicotina diminui. Mas, não tendo recebido a dose habitual, quem pára de fumar sente agudamente a sua falta. Ao parar de fumar, surge a “fome” de nicotina, a fim de saciá-la, muitos passam a consumir uma quantidade descontrolada de alimentos.

Por que o corpo começa a exigir comida sem receber a próxima dose de nicotina?

A nicotina, como a comida, tem um efeito antiestresse. Depois de fumar um cigarro, muitos fumantes recuperam a paz de espírito perdida, a ansiedade, a irritação e outras emoções negativas diminuem. Um aumento energético e emocional semelhante é observado depois de comer.

Quando a ingestão de nicotina é limitada, o corpo se encontra em uma situação desconfortável: passando por estresse, precisa de um sedativo que compense o efeito da nicotina.

É a comida que muitas vezes se torna um substituto. A fome de nicotina é algo semelhante à fome, que uma pessoa começa a sentir sem jantar na hora certa. O cérebro recebe um sinal sobre o início da fome, e se você não o “apaga” com um cigarro, uma saída alternativa é “agarrá-lo” com o que estiver à mão: doces, bolos, biscoitos, etc. Reagindo dessa forma a esses sinais, ganha-se n-número de quilos extras, dependendo do apetite e do grau de controle sobre os próprios desejos e necessidades.

Cientes dessa reação à cessação do tabagismo, alguns começam a seguir uma dieta rigorosa. Mas isso não resolve o problema. Com efeito, desta forma o corpo recebe uma dose dupla de stress: em paralelo, são negadas duas necessidades que estavam recentemente disponíveis gratuitamente – comida e cigarros.

Portanto, a principal tarefa no período de cessação do tabagismo é fornecer uma dieta completa e balanceada.

Praticar atividades físicas intensas é outro erro comum. Os esportes são úteis, mas para superar o vício de fumar, os esportes podem ser um elemento auxiliar, mas definitivamente não vale a pena começar com cargas pesadas de imediato.

Durante muito tempo, o tabagismo teve um efeito negativo sobre o funcionamento do corpo: a nicotina “deprimiu” os sistemas respiratório e cardiovascular, provocou a “degradação” muscular e cargas avassaladoras espontâneas podem agravar o estado de saúde.

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